"NÃO SE NASCE MULHER: TORNA-SE." (Simone de Beauvoir)

"NÃO SE NASCE MULHER: TORNA-SE." (Simone de Beauvoir)

MENSAGEM DA SEMANA

MENSAGEM DA SEMANA: Reflitam!

Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência humana.




domingo, 6 de junho de 2010

MEDITAÇÃO & CONCENTRAÇÃO!

Na concentração, há alguém se concentrando e um objetivo sobre o qual se concentra. Há uma dualidade. Na meditação, não há ninguém dentro e nada fora. Ela não é uma concentração. Não há divisão entre o interior e o exterior. O interior flui para fora e o exterior para dentro. É uma consciência não-dual.

A concentração é uma consciência dual: é por isso que cansa; é por isso que ao se concentrar , você se sente exausta; é impossível concentrar-se por 24 horas; a concentração não pode tornar-se sua natureza nunca.
A concentração é um ato voluntário, nela a mente funciona a partir de uma resolução: você está fazendo alguma coisa. A concetração vem do passado.

A meditação não cansa e não a deixa exauta; pode ser feita por 24 horas, por dias e por anos; pode até ser eterna. A meditação é um relaxamento em si mesma. É um estado involuntário, um estado de inação (falta de ação, inércia). É um relaxamento, um simples abandonar-se no próprio ser. Na meditação não existe nenhuma resolução por trás. Vocês não está fazendo nada em particular, está apenas sendo. A meditação não tem passado, não está contaminada pelo passado. Não tem futuro, está limpa de qualquer futuro. É o que Lao Tzu (filósofo e alquimista chinês) chama de wei-wu-wei, ação através da não ação. Exemplo: sentando-se em silêncio, sem fazer nada, a primavera vem e a grama cresce por si mesma. Por si mesma, nada é feito. Você não puxa a grama para cima; a primavera chega e a grama cresce por si mesma. Esse estado, no qual você permite que a vida siga seu próprio caminho, sem querer dirigi-la, sem querer controla-la, sem a manipular, sem lhe impor nenhuma disciplina, esse estado de pura e indisciplinada espontaneidade é meditação!

A meditação está no presente. A meditação é imediata. Você não pode meditar, mas pode estar em meditação. Você não pode estar em concentração, mas pode se concentrar.
A concentração é humana. A meditação é divina...

Amigas, meditem e tenham um belo despertar! Se tiverem oportunidade, leiam "The Orange Book".


Bjoks e até.

Um comentário:

  1. Meditar é muito bom. mas é difícil a gente se concentrar, quer dizer, a gente limpar a nossa mente e mergulhar nessa experiência de ação através da não ação.
    Mas acho que tudo é uma questão de prática. Dia após dia.
    Vou seguir o seu conselho, Loba, e meditar mais vezes.
    Bjs e obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir

Seguidores