"NÃO SE NASCE MULHER: TORNA-SE." (Simone de Beauvoir)

"NÃO SE NASCE MULHER: TORNA-SE." (Simone de Beauvoir)

MENSAGEM DA SEMANA

MENSAGEM DA SEMANA: Reflitam!

Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência humana.




domingo, 7 de março de 2010

REGRAS SIMPLES PARA VIVER BEM

Ao terminar de ler MENTE E EMOÇÕES, de David R. Hamilton, percebemos que se conseguirmos aplicar, sabiamente, três regras muitos simples à nossa vida, certamente seremos mais felizes. Pensando bem, menos infelizes. As 3 regras básicas, acreditem, podem funcionar...

PRIMEIRA REGRA: AMAR A SI MESMA

Já perceberam, com certeza já perceberam, que temos uma mania (ou será tendência?) desgastante de tentar mudar nosso jeito de ser o tempo inteiro? Que passamos uma parte da vida fazendo críticas severas a nós mesmas? Nunca estamos satisfeitas! A grama da vizinha é sempre mais verde, mais brilhante, mais espessa, a terra é mais fértil, mais molhada e mais tudo! Ora bolas, se temos percepção aguçada e olhar sincero para ver o melhor, ou pelo menos o que parece ser melhor, da vizinha, como não conseguimos ver de nós mesmas? Não é fácil, mas é preciso parar de nos torturarmos por não ser como deveríamos ou gostaríamos de ser. Quanto mais tentamos mudar nosso jeito de ser, mais nos condenamos e acabamos não gostando de nós mesmas. Todas nós temos predicados e defeitos, sejam eles morais e físicos. ATENÇÃO: a vizinha também!!!

A outra parte da vida, que não estamos fazendo as tais críticas, fincamos na mente e no coração a bandeira da angústia pelos erros cometidos no passado. Ficamos agarradas aos erros, agarradas as culpas, agarradas as condenações (nossas e dos outros). Nós nos recusamos a esquecer! É a mais pura verdade! Quem nunca fez isso que jogue o primeiro mouse, teclado!!!! É lamentável quando entramos nesse círculo vicioso do "ficamos agarradas..." , nossa vida pára, ficamos incapazes de seguir em frente. Caímos na armadilha criada por nós mesmas. Passado é o que decorreu, é o que passou, o que não volta, o pretérito, o que não podemos mudar...o que já foi! Mas mesmo sabendo disso, continuamos no tal movimento da condenação. Não importa a idade que temos, o tempo que já vivemos, o que importa é que precisamos entender que somos eternas crianças nesse processo maravilhoso chamado vida. Como crianças, cometemos erros sim, porém não devemos nos condenar por tê-los cometidos. Temos que compreender e aceitar esses erros e, muito mais, perdoar a nós mesmas e aos outros... só assim conseguimos caminhar. Os erros fazem parte do processo de aprendizado, da nossa evolução.

Perdemos boa parte da vida querendo ser o que não somos para ficarmos igual a quem gostaríamos de ser e, lamentando os erros cometidos no passado.

Pensem bem, precisamos mudar isso! Vamos nos amar como somos, aceitar nossos erros, perdoar a nós mesmas e os outros e viver apenas o presente. O presente é o agora, é onde estamos, é como estamos e onde somos muito amadas!

Aguardem a segunda regra...

2 comentários:

  1. é mesmo loba, ficamos guardando nossas máguoas em caixinhas de jóias, e as vezes abrimos par amostrar para alguém o quanto fomos feridas, ou o quanto erramos, ou o quanto fomos injustiçadas. guardamos essas "merdas" como se fossem jóias, e só mostramos aos melhores amigos!!!! Curioso, não é? Aos melhores amigos - as merdas de nossa vida! Como agimos errado - impressionante! Desapego do passado é a única forma de viver o presente - e o presente é o único tempo do mundo. Se desapegar do passado é perdoar o passado - é anistiá-lo, em última instância. E se for muito complicado largar esse passado - esqueça-o - esqueça até de perdoá-lo. Simplesmente tente não pensar mais.
    bjocas de quem te ama muito, Ly. Não revisei os erros, ok?
    Passaram....

    ResponderExcluir
  2. É amiga, é exatamente isso, guardamos como se fossem jóias...que perda de tempo. Obrigada, por ser minha 1ª visitante!!! Bjs e te amo tb!!!!

    ResponderExcluir

Seguidores